Bates Motel| Perfil do personagem: Conheça Norma Bates, a mãe!

Hoje vamos falar sobre Norma Bates, uma das personagens principais da série Bates Motel e da literatura de Hitchcock. Na série, Norma é interpretada pela maravilhosa rainha de Hollywood, inspiração de vida, a atriz Vera Farmiga. Esta que é famosa pelas suas excelentes atuações em filmes de terror como ‘Invocação do Mal’.

Norma é a mãe do Norman Bates, um adolescente de 17 anos, aparentemente normal mas com muitos problemas psicológicos, boa parte desses problemas se deve a ela. Norma é o tipo de mãe super protetora e manipuladora. Ele a vê não somente como mãe, mas também como melhor amiga e pessoa mais importante do mundo, por isso costuma seguir seus conselhos à risca e a protege de tudo e de todos.

Em diversos momentos, podemos perceber essa sintonia entre os dois, o quanto o amor fraternal pode aflorar devido as circunstâncias de risco, o quanto precisam um do outro para seguir uma nova vida em uma nova cidade, esta que carrega muito mais perigo e drama do que eles imaginavam passar ou suportar.

Mesmo no início da série quando as coisas ainda não estavam tão desajustadas na vida de ambos, um evento marcante dá início ao questionamento de Norma: a morte do marido, senhor Bates. Quando Norman entra em transe, devido a situação de nervoso, não tem controle sobre seus atos (algo que acontece com frequência em sua vida) e acaba matando o pai. A mãe arma então um suposto acidente para fingir uma morte diferente e proteger assim a integridade do filho.

Tudo isso nos leva a várias perguntas, tais quais: Seria Norma tão fria e calculista para ter essa coragem, e portanto tendências psicóticas? Ou seria Norma Bates apenas uma mãe comum, que ama o filho e quer apenas seu bem? Seja como for, essas são apenas algumas dúvidas em relação ao caráter e a personalidade de Norma que deixam os amantes de Bates Motel intrigados. E são questões como essas, que tornam a série ainda mais interessante, pois nos leva a pensar sobre o que é certo e o que é errado. No final das contas chegamos à conclusão de que: Não existe certo ou errado. Existe por ai, uma pessoa como Norma Bates e existe você, caro telespectador, que lamento dizer não conseguirá responder a essas perguntas tão cedo.

Norma se mostra uma mulher forte e batalhadora que faz de tudo para alcançar seus objetivos e a maior parte deles é proteger Norman, como você já sabe, seu filho mais querido, porque ela também tem um filho de outro casamento chamado Dylan.

Mas além de não morar com eles por certo período da série, Norma se mostra desinteressada na educação e na vida do filho de 21 anos, e por muitas vezes o trata com indiferença e até arrogância, mostrando um abismo entre o amor que tem por Dylan e por Norman. Há quem diga que uma mãe não ama um filho mais do que outro, mas essa regra não se aplica a Norma Bates. Além do mais, sabemos que ela não é uma mãe qualquer.

Ao longo da série, percebemos que Norma ainda idealiza aquela vida correta e sensata que a maioria dos norte-americanos tem, e isso acaba se tornando um sonho distante pois muitas vezes acaba destruindo a sua própria idealização por meio de suas ações impensadas. 

Dormir com um delegado, matar uma pessoa, são apenas alguns dos seus perigosos e inconsequentes atos e com isso paramos para pensar: Será que Norma é capaz de fazer algo que não seja para o bem do filho? Pode até ser que sim, mas são muito raras as ocasiões. O que muda o cenário de super proteção para obsessão, e esta acaba muitas vezes sendo mais perigosa do que qualquer agressão física.

Essa obsessão é classificada como doentia e também serve como ponto de partida para outra dúvida entre os fãs da história: É possível o amor fraterno ir tão longe, ou a relação entre mãe e filho estaria ultrapassando a barreira do comum e caminhando para uma relação amorosa? Haveria ‘incesto’ entre Norma e Norman Bates ou isso é improvável? Até agora não houve, então teremos de continuar a assistir a série e conferir toda essa conturbação com nossos próprios olhos.

No momento eu só cheguei a uma conclusão: Nenhuma atriz no mundo seria tão perfeita quanto a Vera Farmiga para intérprete de Norma. Além de todo o profissionalismo que ela carrega em cada cena, há também a naturalidade que ela impõe no personagem como se quisesse passar uma mensagem aos telespectadores: ‘Norma é assim e ponto final. Ame ou a odeie.’ No final das contas, nós não temos nenhuma opção a não ser amá-la.

Postagens Relacionadas

BMbr Especial 5019988056608453983

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Encontre-nos no facebook

BATES MOTEL Brasil

As últimas do blog

Estamos recrutando

item
Suporte : Quem somos | Contato | Faça parte
Copyright © 2013. Sempre Cinema - Alguns Direitos Reservados