CHEGOU! A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 - O Final
https://sempre-cinema.blogspot.com/2012/11/chegou-saga-crepusculo-amanhecer-parte_15.html
O tão aguardado filme da Saga Crepúsculo chega às telas trazendo duas grandes surpresas para seu público. A primeira é uma batalha campal de deixar o espectador com os dedos fincados no braço da poltrona: os Cullens e companhia enfrentam o poderoso clã dos Volturi num embate encarniçado que deixa muitas baixas pelo caminho. Não há condescendência e, mesmo estando o público ciente que o bem prevalecerá, não será sem sofrimento e perdas. Logo após a tensão e drama desse momento, que faz quem olha acreditar que a franquia havia chegado a um desfecho honesto e corajoso, respeitando a inteligência de seu público, vem a segunda surpresa. Essa é uma espécie de banho de água fria. Surpresa, é claro, para não estragar o assombro do espectador diante da novidade, mesmo que esta esteja longe de ser bem-vinda. O que posso dizer é que essa falta de atrevimento narrativo só ratifica a série Crepúsculo como uma das mais caretas de todos os tempos. Amanhecer – Parte 2 começa exatamente onde terminou o último filme. Após quase perder a vida ao dar à luz Renesmee, Bella é finalmente transformada em vampira.
O longa também agradou a imprensa estrangeira: “Levada para correr na floresta pelo seu marido, Edward Cullen, ela se delicia com a velocidade recém-adquirida, a intensa energia e os outros superpoderes”, escreveu Todd McCarthy, do Hollywood Reporter, que considerou esta a melhor produção da série. “Quando Edward diz que ‘precisamos controlar sua sede’, Bella manifesta uma vontade de escalar a montanha, mas se conforma em beber o sangue de um leão da montanha como a primeira refeição da sua nova e restrita dieta. E uma vez que ela experimenta toda a intensidade da vida como vampira, Bella se sente plena em sua nova vida. ‘Eu nasci para ser uma vampira’, proclama”.
O jornalista Baz Bamigboye, do Daily Mail, afirma que não gostou dos outros quatro filmes, mas elogiou o capítulo final. “Os outros filmes foram malfeitas e tiveram péssimas atuações (...). Mas de alguma foram o último filme tem coisas a dizer sobre amor, amizade e lealdade”. Já o crítico Justin Chang, da revista Variety, afirmou: “Com Bella renascida como uma mãe vampira que bebe sangue e dá surras nos rivais, o filme de Condon é facilmente o mais excitante e cheio de acontecimentos de toda a franquia”.